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Código:
Mostra #2026

Dados gerais

Nome completo

Thalita Benigno Franco

Nome artístico

Thalita Benigno Franco

Data de nascimento
27 / 07 / 1982
Email

claratrupi@gmail.com

RG

34.264.769-6

Cópia do RG

Breve currículo

Currículo de Thalita Benigno Franco. Tivera formação em Artes Plásticas e Pós-graduação em Artes Cênicas, assim como curso de cenografia. Participara de seminários, congressos, workshops, oficinas, entre outros, com grupos e artistas de relevância internacional como o Work Center of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália), com artista Julia Varley do Odin Teatret (Dinamarca) de Eugenio Barba, entre outros. É Professora de Artes na Etec Presidente Vargas, Mogi das Cruzes, desde o ano de 2006, vem exercendo um trabalho efetivo de difusão cultural, artística e teatral, realizando oficinas, mostras de fotografia, curtas-metragens, saraus, entre outros eventos e intervenções artísticas nesta instituição de ensino técnico e médio do estado e São Paulo. Assim de forma voluntária, atua como responsável, provocadora e orientadora teatral com os jovens desta escola, desde o ano de 2007, organizando grupos de teatro (esse que é chamado atualmente por Protuberãncia), com a participação recorrente em festivais da cidade e região. Com este grupo estudantil, elaborou oito (8) espetáculos: Gato Malhado e Andorinha Sinhá (2007), Sonho de uma Noite de Verão (2008), O Auto da Compadecida (2014), Revolulção na America do Sul (2015), Marat (2016), O Preto que Virou Ouro (2017), Panema (2018) e Ano Zero (2019), conquistando vários prêmios, incentivando um trabalho autoral, de pesquisa cultural, documental e artística, com linguagens múltiplas, recorridas pelos alunos desta presente escola. Inicio da trajetória. Com seu coletivo teatral Clara Trupi de Ovos y Assovios, na qual exerce diversas funções entre elas: atuadora, produtora executiva e artística, cenógrafa, figurinista, entre outras, tivera sua trajetória inicial voltada a pesquisa do teatro de formas animadas, teatro para infância e o teatro de rua. Fora selecionada e premiada em mais de oitenta programações, editais e festivais nacionais e internacionais, tendo apresentado em mais de cem cidades brasileiras, estados e países, como Paraná, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, Argentina, Peru, Equador, Turquia, Colômbia, Portugal, Índia, entre outros, efetivando um precursor intercâmbio cultural de grupos locais do Alto Tietê, com coletivos de toda América Latina e Europa, com as obras desta alargada difusão: Um Quarto da Bagunça, Coisas de Menino-Boneco, Varre Dor de Vadiagem e Nuviô ou Quero Cê Balão, tendo apresentada com essas obras mais de trezentas (300) vezes, com um publico aproximado de vinte mil (20.000) espectadores. Aprofundamento de pesquisa: Neste grupo exerce a função de pesquisadora das praticas cênicas em volta do Teatro da Acontecência, que transcorre sobre um processo de imersão ao aprofundamento de nossas corporeidades cênicas, em dialogo imanente com outras matérias: humanas, naturais e coisificadas, buscando na efemeridade do acontecimento dramatúrgico seu pertencer poético, sendo um disparador a essencialidade do indivíduo em seu corpus sensível, afetivo e emocional. Atrelando essa prática as inúmeras tradições do corpo, como culturas meditativas, cantos, danças populares, artes marciais, musicalidades, teatro físico, artes plásticas, dança contemporânea, capoeira, performance, entre outros, são essas Culturalidades do Corpo, que vivenciamos periodicamente com inúmeros mestres de suas respectivas expressões, assim adentrando ao repertório de pesquisa e obra do grupo. Gestora de Território de Cultura – Clareiras: A Clareiras é o território de cultura de nosso coletivo Clara Trupi de Ovos y Assovios, projeto esse realizado desde o ano de 2009. Assim pudemos difundir as artes, teatro e cultura popular de forma gratuita (ou por poucas vezes com ingressos estritamente populares), nestes mais de dez (10) anos, em sedes itinerantes e em ocupações indiscriminadas. Essas que variam entre espaços públicos, de coletivos, urbanos, periféricos e rurais (de forma independente ou subsidiada pelo estado) pudemos fruir nossas pesquisas, vivencias, práticas, e elaborações obrais. Atualmente com sua sede fisica no Jardim Aracy, situado na Serra do Itapety em Mogi das Cruzes. Nesta se realizou a gestão de festivais, mostras, feiras e programações, difundindo inúmeros trabalhadores de cultura e coletivos desta região, de outros estados e agrupações internacionais. Dentre esses difundindo mais de duzentas (200) apresentações, oficinas, seminários, entre outros, com um publico aproximado de dez mil (10.000) espectadores nesta cidade e região. Em 2018 pelo esse mérito de realização dessa gama diversa de fruição das artes e cultura, fora certificada como Ponto de Cultura, da Política Nacional de Cultura Vida pelo Governo do Estado de São Paulo. Neste intenso percorrer de difusão das artes e cultura, com o grupo pôde realizar desde o ano 2009 essas programações, iniciando com a idealização do primeiro festival internacional de teatro do Alto Tietê: com o Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais, este que fora realizado em duas edições (2013 e 2014) também em parceria com Galpão Arthur Netto, Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes e a Secretaria de Cultura de Guarulhos, tendo em duas edições conquistado recorrente êxito de difusão do teatro na comunidade local. Ainda com Galpão Arthur Netto, realizou programações diversas, entre elas o Galpãozinho da Clara, voltada às artes para infância e o Festival Internacional Knots Nudos, este também em realização com coletivos de teatro da região e da capital do estado. Assim como o Seminário Internacional de Pesquisa Teatral do estado de São Paulo com os representativos coletivos: Contraelviento Teatro (Equador) e The Work Center of Jerzy Grotowski and Thomas Richards – (Itália), tivera esse co-realizado com coletivos pertencentes às regiões do Vale do Paraíba e Alto Tietê. Entre os anos de 2016 e 2017, tivera significativa parceria com o espaço cultural Casarão da Mariquinha, onde desenvolveu diversos projetos, como Festival de Artes para a Infância, com uma programação diversificada de espetáculos, oficinas, entre outros. Também realizara com esse espaço seu Curso Livre de Teatro, assim como Oficina de Teatralidades do Corpo Imanente, Oficina de Culturalidades do Corpo, Oficina de Artes para Infância, e Programações para esse público. Realizou também com o Núcleo Cultural Opereta e Mundo Rodá o Festival de Teatro de Animação do Alto Tietê. Por meio do PROFAC da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes, realizamos nos anos de 2019 e 2020 a Mostra de Teatro de Mogi das Cruzes – Tablado, efetivando uma significativa ocupação dos equipamentos e espaços públicos da cidade Mogi das Cruzes, ora dentro de espaços convencionais, como Teatro Municipal e Centro Cultural, ora em espaços públicos, como praças e ruas, com recorrente participação da população local. Ainda nesta mostra realizamos os Fóruns sobre Teatro, Pesquisa e Políticas Públicas vinculado ao Programa Diálogo Aberto da Secretaria de Cultura, com significativa participação da classe artística e teatral da cidade. Ciclo da Mogianidade Caipira: Desta experiência efetivamos desde 2013, um adentrar de novas concepções estéticas voltadas ao acontecer urbano e rural, com instalações teatrais em espaços não convencionais. Com singular dialogo poético com suas respectivas camadas históricas, culturais, arquiteturas e materiais, sendo esses espaços de responsabilidade comum, por vezes marginalizados que revivemos em nossas obras artísticas. Surgindo assim o Ciclo das Mogianidades Caipiras, dessas correlações de ordem publica, efetivamos esse olhar as nossas ancestralidades caipiras. Evocando esses conceptos socioculturais de origens diversas, como indígenas, negras, brancas, caboclas, migrantes, imigrantes, entre tantas, que ao largo exercem papel fundamental na constituição do povo brasileiro. E dentro deste ciclo está constituído o Triplico dos Escusos, na qual fazem parte as obras Nascimento da Ausência de Velar de Menino, Sebastião Cruzado no Aço, e Benedito (em processo), obras essas de difusão ocupando espaços urbanos e rurais de Mogi das Cruzes e região, executadas em mais de trinta e cinco horas, divididas em dez espetáculos (episódicos), com mais de cento e cinquenta atuadores e diversos coletivos, trazendo um amplo referencial histórico, mítico e sociocultural de nossa cidade. Assim pudemos estrear o triplico com a obra Nascimento da Ausência de Velar de Menino, no qual ocupamos durante o ano 2017 e 2018, o Largo do Carmo em Mogi das Cruzes (diante das seculares Igrejas Carmelitas). Espetáculo esse que retrata as mortes massivas de crianças durante períodos autoritários, na representação simbólica das “mães de maio” de nossa cidade, e outras mais. Com a segunda obra deste ciclo trazemos o espetáculo Sebastião Cruzado no Aço (realizado em quatro episódios), no qual dialogamos com o centro histórico desta cidade e áreas rurais de outras localidades, trazendo a mítica história do escravo enforcado em Mogi das Cruzes no ano de 1839. Obra essa com mais de setenta viventes, de diversos coletivos da região, que engloba um diálogo estético e cultural com a música, artes cênicas, danças, artes plásticas, manifestações culturais e patrimônio histórico-cultural, neste projeto que fora contemplado no Edital PROAC 2018. Com a obra Benedito, espetáculo esse composto em vinte e quatro horas, em quatro momentos do dia, envolvendo mais de cem atuadores, brincantes, músicos, e viventes culturais de diversos grupos da região. Obra essa que discorre sobre Benedito, nascido sem mãe na roda dos expostos, esse pardo-caipira da Serra do Itapety, é cuidado por outros Beneditos da fé grande, assim preparado forte esse menino para existir em vida, diante das espoliações constantes dos sistemas oligárquicos brasileiros. Ainda neste ciclo realizamos o Reencontro das Claras – sobre Flores, Frutos e Ventos, realizamos o festejo dramático popular, que celebrarmos em sete cantos, compostos exclusivamente para este encontro, de relação entre os grupos e indivíduos pertencentes a este ciclo das culturas caipiras, afro-brasileiras, entre outras, em cantos, ritmos, e danças destes atuantes e publico. DIFUSÃO DAS OBRAS, PESQUISAS E TERRITÓRIO. Resumo das Contemplações Relevantes. – Segundo – Cortejo da Anunciação do Gigante Bastião – 2024. – Performance Sete Galhos em Vernissage da exposição ‘Lockdown’ do artista Maurício Chaer – 2024. – Premiado SCDC/MinC – Prêmio PONTOS DE CULTURA VIVA – Edital 08/2023 Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti – 2024. – Edital PROAC – Lei Paulo Gustavo – Territórios e Pontos de Cultura – 2023. – Edital nº 013/2023: Realização – Evento Diverso – 2023. – Edital nº 008/2023 : Circulação – Espetáculo de Artes Cênicas Infantil – 2023. – Apresentação no Festival Nacional de Teatro de Piracicaba – 2023. – Terceira Edição – Reencontro das Claras sobre Flores, Frutos e Ventos -2023. – Estreia da Intervenção Urbana Voluntários na Desvirada Cultural – Frente Popular pela Cultura de Mogi – 2023. – Vídeo-Aula do “Ciclo da Mogianidade Caipira”- 2023. – Oficina e Demonstração de Trabalho, mostraremos em prática, sobre nosso Teatro da Acontecência – 2023. – Segunda Edição – Reencontro das Claras sobre Flores, Frutos e Ventos -2022. – Demonstração de Trabalho – Culturalidades do Corpo – 2022. – Estreia de Benedito (episódios: – Nascido na Lasca do Monte do Rosário, Acalanto em Cheiro Laranjeira, Floresce Alumiares por Trás dos Sete Muros, A Cidade de Galhos desce na Escada de Madrugada, Mirantes da Matina Menina e Ato de Anunciação a Benedito (2022). – Apresentação de Sebastião Cruzado no Aço. Episódio Casa Trajada em Véu – 2022. – Estreia da performance Obelisco na Desvirada Cultural – Frente Popular pela Cultura de Mogi – 2022. – Apresentações de Sebastião Cruzado no Aço. Episódios: Incelenças, Capela, Cavalhadas em Lastro de Leite e Sete Velas – 2021. – Festival de Performance de São Paulo – 2021. – Circulação de Performances: Clareiras, Terreiras e Pedreiras – 2021. – Estirpe – Encontro para Celebração e Rito – 2021. – Edital PROAC Expresso Direto – Fomento aos Profissionais de Cultura – 2021. – Edital PROAC Expresso Direto – Espaços Culturais Criativos – 2021 (Suplente). – Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – Prêmio por Histórico de Realização em Teatro – 2020. – Edital PROAC Expresso – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro – 2020. – Edital PROAC Expresso – Registro e Licenciamento de Espetáculos de Teatro para Difusão Online – 2020. – Edital PROAC Expresso – Produção, Registro e Licenciamento de Conteúdos de Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena e LGBTQI+ para Exibição Online – 2020. – Edital PROAC Expresso – Produção e Publicação de Obras Teatrais – 2020 (desistente). – Edital LAB MOGI – Espaços e Territórios Culturais – 2020. – Edital LAB MOGI – Grupos e Coletivos Culturais – 2020. – Edital PROFAC – Circulação Artes Cênicas – Rua, 2020. – Edital PROFAC – Transversalidade Cultural, 2020. – Edital PROFAC – 10ª Mostra de Teatro de Mogi das Cruzes, 2019. – Edital – Chamada Pública para Programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste, CCBNB em Fortaleza-CE, 2019. – Edital PROFAC – 9ª Mostra de Teatro de Mogi das Cruzes, 2019. – Festival Dente de Leão, Mogi das Cruzes, 2019. – Edital PROFAC – Circulação de Teatro para Infância, 2018. – Sesc Taubaté = 2018. – Sesc Interlagos – 2018. – Edital 2018 – Território Sesi – SP de Arte e Cultura, Mogi das Cruzes-SP, 2019. – Edital 2018 – Território Sesi – SP de Arte e Cultura, Guarulhos-SP, 2019. – Edital PROAC 2018 – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro. – Edital PROAC 2018 – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro Infantil (desistente). – Knots Nudos Theatre Festival, Mogi das Cruzes, 2017. – Festival de Verão da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, 2017. – Festival de Artes para Infância do Casarão da Mariquinha, 2017. – Edital PROAC 2017 -Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro Infantil (suplente). – Edital PROAC 2017 – Festival de Artes I (suplente). – Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos, Recife-PE, 2017 (Convidado especial). – Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos, São Paulo-SP, 2017. – Festival de Artes e Interações Socioculturais, Poços de Caldas-MG, 2016. – Mostra Passa Lá em Casa Paraisópolis, São Paulo/SP. 2016. – Festival de Teatro Popular y Callejero LA MÁSCARA DEL PUEBLO na Colômbia, 2016. – Centro Cultural de Mogi das Cruzes – 2016. – Temporada no Casarão da Mariquinha – 2016. – Festival de Artes para Infância do Casarão da Mariquinha – 2016. – Temporada no Galpão Arthur Netto – 2016. – FESTIN – Festival Nacional de Teatro Infantil de São João Del Rei-MG, 2015. – Mostra de Teatro de Animação do SESC Campos-RJ, 2015. – FESTIVALE, em Salto da Divisa-MG, 2015. – 16th International Bursa Karagöz Puppet and Shadow Theater Festival, Bursa / Turquia, 2015. – SESC Umuarama-PR, 2015. – SESC Paranavai -PR, 2015. – Circuito de Teatro de Boneco do Alto Tietê-SP, 2015. – SESC Ribeirão Preto-SP, 2015. – Teatro Contadores de Mentira. – Reencuentro de Los Hermanos, con ContraElViento Teatro –Quito, Equador , 2014. – Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais, 2014. – 2º Festival Internacional de Títeres en el Mar 2014, Villa Gesell, Buenos Aires, Argentina, 2014. – Seminário Internacional de Pesquisa Teatral do estado de São Paulo, 2014. – Festival Internacional Bitolino, Macedônia, 2014. – Edital de Projetos Locais 2014, Sesi São Bernardo do Campo. – Festi Clown El Salvador 2014, em El Salvador. – Festival Internacional de Teatro y Dança – Antifaz, em Iguique, Chile- 2014. – Festival Internacional de Teatro en Frente al Mar, em Puerto Morelos, Riviera Maya, México- 2014. – Mostra Independente de Caraguatatuba, 2014. – Festival internacional de Teatro de Bonecos e Teatro Infantil “Munecos de Arena y Viento”, Rada Tilly, Argentina. – Satyrianas – 2013. – IV Festival Popular de Teatro de Fortaleza, 2013. – 4ª Temporada do Chapéu, Campo Grande – MS, 2013. – Noa Entepola, Tucumán, Argentina, 2014. – IX FESTMAR – Festival latino Americano de Teatro de Rua do Aracati – CE, 2013. – Entepola Argentina, Jujuy – Argentina, 2013. – Encut Teatro – Festival Nacional de Teatro de Taubaté, 2013 – Prêmio de Melhor Cenografia e indicado a ator revelação. – Apresentação pelo Edital de Projetos Locais 2013, ARTE EM CENA do Sesi Suzano 2013. – 3º Encuentro Internacional de Mimo Y Pantomima, Quito, Equador, 2013. – Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais, 2013. – I Festival “Despertar” Multiartístico de Poá – SP, 2013. – Festival de Teatro de Formas Animadas do Sesc Campos, Rio de Janeiro, 2014. – Edital dos Céus em São Paulo, 2014. – Fabricas de Cultura, 2014. – Insólita Casa de Artes, Ouro Branco – MG, 2014. – Muñecos de Arena y Viento, Festival Internacional de Títeres y Teatro Infantil Rada Tilly, Argentina, 2014. – Prêmio de Melhor Espetáculo do Júri e Publico no Festival de Teatro de Bonecos de Paranavaí – PR, 2013. – 1º Festival de Teatro de Bonecos de Paranavaí – PR, 2013. – Projeto do Teatro Guaíra “Piás e Gurias”, no Teatro José Maria Santos – Curitiba, 2013. – Entepola Argentina, Jujuy – Argentina, 2013. – Virada Cultural paulista – Mogi das Cruzes – SP, 2013. – Sesc Bauru, SP, 2013. – VII Encuentro Mundial de Teatro Infantil y Juvenil , Colombia, 2013. – Festival Em Janeiro Teatro Pra Criança é o Maior Barato, São José do Rio Preto, SP, 2013. – Sesc Interlagos, SP, 2013. – FESTE Festival Nacional de Teatro de Pindamonhanga, 2012. – Projetos Locais “Artes Cênicas”, Sesi Santo André, setembro, 2012. – FETEP Nacional 2012, Penápolis. – Projetos Locais “Artes Cênicas”, Sesi Santo André, 2012. – Festival Internacional de Teatro para niños “El Circo, Tucumán, Argentina, 2012. – 1ª Feira Internacional do Livro de Suzano, abril, 2012. – XII Festival Internacional de Teatro Emilio Aparício, Republica Dominicana, 2012. -Encuentro Internacional de Teatro Experimental para Niños, na Argentina, 2012. – Edital PROART da Secretaria de Educação de São Paulo-SP, 2012. – II Festival Nacional de Horizonte no Ceará, 2012. – SESC Santana, em setembro, 2011. – SESC São Carlos, em Maio, 2011 (Projeto parceria entre SESC e Prefeitura de São Carlos). – Temporada no Teatro Zanoni Ferrite na cidade de São Paulo em Março e Abril. – Edital Teatro Distritais – São Paulo), 2011. – SESC Thermas Prudente, em Março, 2011. – Índia Theatre Olympiad: International Theatre Festival 2011. – Cuttack, Orissa, Índia. – Semana Cultura “MS em Cena” – 5ª Representação, Três Lagoas, MS, 2011. – HIGH FEST International Performing Arts Festival 9th edition, 2011, Armênia. – 7mo Encuentro de las Artes Escénicas y Alternativas México 2011 (ENAEA). – Tercer Festival de Teatro Internacional FESTIN 2011, em Lima – Peru. – 10th Internacional Festival for Puppet Theatres “Laboratory Festival Zuikis Puikis” em Utena na Lituânia, 2011. – IV Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense, Alta Floresta – MT, 2011. – XI Festival de Teatro de Bonecos do Shopping Jardim Sul, 2011. – Edital de Temporada dos Teatros Distritais de São Paulo, 2011. – Edital Mosaico Teatral da Sescoop, 2011. – 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora – 2010, indicado para o prêmio de melhor espetáculo, melhor direção, melhor trilha sonora, melhor cenário, melhor iluminação. – Festival Internacional – 4º ENTEPOLA – Chile, Brasil, 2010. – 38º FENATA – 2010 – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa, para a Mostra de Animação/Bonecos, Ponta Grossa – PR. – 6ª. Edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro, Lauro de Feitas, BA. – XIX FETECO – 2010 – Festival e Teatro da UNICENTRO – Guarapuava – PR. – Projeto Pias e Gurias – Teatro Guaíra em Curitiba -PR. – Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais em Mogi das Cruzes-SP. – Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora – MG; – Festival Nacional de Teatro de Campo Mourão – PR; – Festival Nacional de Teatro de Goiânia – GO. – Projeto Galpãozinho da clara – Artes para Infância. – Campanha de Valorização do Teatro de Santo André – SP . – Programa de valorização do Teatro na Educação de Jacareí – SP. – Edital de Projetos Locais, Sesi- SP: São Bernardo do Campo, Cruzeiro, Santo André e Suzano. – – SESCs: – Ribeirão Preto, Santana, São Carlos, Thermas Presidente Prudente, Bauru, Interlagos – SP; Sesc Campos, RJ; SESC Apucarana – PR, SESC Umurama – PR, -Temporadas em Espaços Publicos e não convencionais: Largo do Carmo, Largo do Rosário, Largo da Catedral, Capela de Sebastião, Casarão do Café, Estrada Santa Catarina, Lagoa do Nirvana (com Triplico dos Escusos). – Temporadas em teatro: – Temporada no Teatro Zanoni Ferrite – Edital Teatro Distritais – São Paulo, Teatro Santa Cruz – SP, Teatro Ressurreição – SP, Galpão Arthur Netto, Casarão da Mariquinha, Teatro Vento Forte-SP.

Endereço

Rua

Isabel Cristina Xavier Franco.

Complemento

Gleba C3

Cidade

Gleba C3

Número

115

CEP

08770-590

Comprovente de Endereço

Categoria Especial?

Não
Comprovente de Categoria

Conceito

Resumo – Arrastado Ventre no Asfalto para Dar Benções em Flor. Mulheres arrastam seus ventres espoliados em andanças nos antigos caminhos coloniais, para irem ao encontro desses filhos indiscriminados que ainda resistem às suas passagens. Em corpos performáticos, instalações plásticas e realidades históricas, evocamos essa chegança a vigorar bênçãos de mãos, cantos, mães e frutos. Ventre Ancestral dos Galhos. O ventre que transborda do corpo feminino em galhos secos de diversas espécies desta cidade, desta região, desta Mata Atlântica, como Quaresmeiras, Ipês, Ameixeiras, e outras que compõem a instalação pertencente a essa performance. São estas metáforas ancestrais de correlação do feminino com o natural: que como essa citadas árvores: geram suas proles provendo a vida e sua relevância humana ao abandono, desamparo e extermínio minoritário. Traz na imersão sacrifical da performer Thalita Benigno Franco a deriva das intensidades desse percorrer à condução deste Ventre pelas ruas do centro urbano desta Mogi das Cruzes; a enveredar suas memórias, projeções e presenças a relação simbólica: com este ventre, que se desgarra de seu corpo a arrastar neste mesmo asfalto sua maternidade. Neste que é seio do embrião da vida, como cerne de identificação das mulheres deste lugar e de outros tantos espoliados pelos sempre asseclas da necropolítica vigente. Mães de Maio, Mogianas ou qualquer Tempo. Trazemos então a performance desses corpos do feminino, que carregam suas dores profundas, suas ausências latentes, seus anseios por justiça, ante as violências que impactaram suas respectivas experiências de vida e de seus familiares. São mães, irmãs, tias, sobrinhas, amigas, que tiveram seus entes próximos assassinados pela força brutal de legitimação do Estado, na figura institucional de policiais, militares, e outros; que vem de forma sistêmica massacrando os corpos pretos, pobres e periféricos em seus desdobramentos práticos de cunho ideológicos: mais obscuros. Assim em coro que se espaça nos mesmos passos do feminino, da performer, das Mães de Maio, de Mogi, de qualquer tempo: em caminhos de ventres que se arrastam nas memórias partidas deste ponto de ônibus sem fim, que dilata o barulho dessa cidade; num estrondoso silêncio de quem teve sua cria arrancada de seu ventre. Performatividade do Sacrifício: Sem alvejar a dimensão obscura dessas dores impostas ao corpo real destas mulheres, nos resta abrir caminhos de passagem critica as injustiças operadas pelo mesmo Estado opressor, que ainda (e sempre) legitimam em muitas esferas as arbitrariedades dos violares dos Direitos Humanos, da defesa das minorias- majoritárias, da reparação aos desamparados excluídos do processo mínimo de bem-estar cidadão, social, humano, entre tantos. E neste esteio de inúmeras violações: a performer estará neste acontecer performático: fora dos limites da força de seu próprio corpo; a carregar, arrastar e empurrar esta instalação do Ventre, como ato de re-atualização destas dores impostas a estas outras mães. Dores essas que realmente não são suas, mas que nesta obra: estarão arrastadas por estas ruas mogianas: em comunhão com estas tantas outras Mulheres. Ficha Técnica: Concepção da Performance: Thalita Benigno Franco. Rodrigo Romão Batista. Performer: Thalita Benigno Franco. Performers Convidadas: Mães mogianas. Mulheres diversas. Realização: Clara Trupi de Ovos y Assovios.

Roteiro

Anexo para roteiro
Tempo de apresentação
20 min
Local
Percorrer pelo Centro Histórico da Cidade de Mogi das Cruzes.

Informações adicionais

Não há informações adicionais

Notas finais

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