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Código:
Mostra #2030

Dados gerais

Nome completo

Rodrigo Alcântara da Silva

Nome artístico

Rodrigo Alcântara

Data de nascimento
18 / 01 / 1991
Email

alcantara18design@gmail.com

RG

494756500

Cópia do RG

Breve currículo

RodrigoAlcântara, bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com formação na SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Hellen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade, inclusivas e que partem do lugar da “escuta”. Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança reconhecimento de Rodrigo Alcântara – Artista Revelação da Dança em 2021 e Prêmio Arcanjo (2022), na categoria Dança. No ano de 2023 foi coordenador de equipe do Programa Vocacional pela prefeitura da cidade de São Paulo – SP. Participou da Comissão de Seleção de projetos do ProAC Editais pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Participou também da Comissão de Seleção de projetos da 35• edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Endereço

Rua

Rua: Do Pombo Correio

Complemento

Casa

Cidade

Casa

Número

18

CEP

08160-142

Comprovente de Endereço

Categoria Especial?

Sim
✓ residente e atuante em periferias
✓ atuante ou que manifeste na performance proposta ações afirmativas LGBTQIA+
✓ negro, negra ou afrodescendente
Comprovente de Categoria

Conceito

A performance D’AGUA: um começo sem meio sem fim, do bailarino Rodrigo Alcântara traz à cena “D’ÁGUA. Repleto de várias certezas, lacunas, vãos, ausências, descobertas e perigos. “Quando se adentra um portal, as possibilidades são de riscos, acertos e erros” A performance reverbera do ritualístico ao oco, do visível ao invisível. Portais existentes ou inexistentes para a humanidade em suas vulnerabilidades. Portais que jamais serão descobertos, assim como as profundezas dos mares meus, seus e nossos. “D’ÁGUA” traz maneiras de girar e perceber o Universo em que coexistimos, Universo esse que carregamos ou somos doutrinados a carregar, experimentando minuciosamente cada um dos seus portais. Proposta de encenação A proposta coreográfica e cênica do espetáculo “D’água: um começo sem meio sem fim” parte da pesquisa da dança contemporânea e afrodiaspórica, como eixo condutor da pesquisa a singularidade corporal do intérprete criador Rodrigo Alcântara. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade, inclusivas e que partem do lugar da “escuta”. Premiado no prêmio Denilto Gomes pela Cooperativa Paulista de Dança reconhecimento de Rodrigo Alcântara – Artista Revelação da Dança em 2021 e Prêmio Arcanjo (2022), pela dança que implode muros entre centro e periferia. É registro no seu produzir dança até os tempos de hoje esse “Corpo Marginal/ Corpo território”, onde os deslocamentos e os impactos da sua formação entre arte e vida fazem no seu produzir e fazer dança na cidade de São Paulo. Um dos conceitos da proposta coreográfica também se aprofunda na pesquisa da Metodologia da “Dança da Indignação” criada pela diretora e coreógrafa Gal Martins juntamente com a Cia Sansacroma. Trata-se de uma linguagem estética em dança que reverbera indignações criativas numa abordagem poética e política que traz signos e elementos singulares na intersecção entre arte e vida, vida e arte. Sempre tendo plena responsabilidade estética na dança contemporânea como cena além da linguagem.

Roteiro

O roteiro da performance D’agua: um começo sem meio sem fim, é dividido por dois momentos, primeiro momento utilizamos o elemento terra e no segundo momento com o elemento agua. As cenas, ou melhor dizendo, os estados que o interprete adentra com a obra passa por essas estações que nomeamos, norteando o roteiro, – Giro ritualistico – Afrontar – Medo – Libido – Ausência de amor – Jogo Virado – Mãe me tira daqui
Anexo para roteiro
Tempo de apresentação
25 min
Local
Caixa Cênica.

Informações adicionais

Usamos somente duas caixas de som. Porem adaptamos nosso trabalho com os equipamentos disponíveis nossa cenografia é composta por terra e água, sua disposição é um círculo com equivalente há quatro pacotes de terra grandes e copos (temos os copos para levar) com água próximo a plateia. Segue o link com nosso rinder. LINK:https://drive.google.com/file/d/1I4k0K8ait4g_7jDgLf2GUCYBjFbeS_Cd/view?usp=sharing

Notas finais

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