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Código:
Mostra #2015

Dados gerais

Nome completo

Pavel Gorbachev

Nome artístico

Pasha Gorbachev

Data de nascimento
16 / 09 / 1992
Email

pashasego@gmail.com

RG

G4343137

Cópia do RG

Breve currículo

De naturalidade russa, Pasha iniciou sua carreira na dança aos 18 anos de idade. O objetivo de se expressar através do movimento fez com que se dedicasse mais e mais à dança e, após 4 anos de aulas regulares em Hip Hop, Jazz Funk e Dancehall, começou a dar aulas no primeiro e mais famoso estúdio de dança de sua cidade (Yaroslavl- Rússia), na “Free Dance Academy”. Participou de batalhas e competições de dança e nunca deixou de continuar seu desenvolvimento técnico e artístico. Passou a realizar diferentes aulas de danças urbanas como Popping and Vogue, aprendendo com Dmitry Ninja-Bonchinche,Ramon, Evgeny Kevler, Stas Cranberry. A partir de 2015, mudou-se para Nova York para impulsionar ainda mais sua carreira artística e, por mais de 2 anos, teve aulas regulares na Broadway Dance Center e na Peridance Capezio Center. Torna-se ainda mais experiente e versátil em sua dança por meio de workshops, master classes, programas específicos de desenvolvimento artístico e performances em apresentações diversas, flashmobs e espetáculos pelo Estado de Nova York. Teve como principais mentores Chio Yamada, Derek Mitchell, Joanna Numata, Neil Schwartz, Omari Mizrahi, Justin Conte, Ryan Davis, Miguel Zarate, Brinda Guha, Bo Park e Vivake Khamsingsavath. Neste período, as diversas aulas e algumas tutorias específicas o auxiliaram no aprimoramento do potencial de seu corpo e a encontrar seu próprio caminho na dança, o que lhe torna hoje um coreógrafo preenchido de narrativas, menos comercial, e interessado em um processo artístico contemporâneo. No final de 2017, muda-se para o Brasil buscando novos desafios profissionais como artista da dança, seja como professor, coreógrafo e/ou dançarino e passa a trabalhar com a T.F. Cia de Dança como intérprete-criador e ministra aulas regulares em diversas escolas de dança na cidade de São Paulo. Antes da pandemia, fez parte das residências artísticas do grupo Cena 11 e do núcleo Aqui Mesmo. Durante a pandemia, enquanto aluno do Curso Técnico de Dança na Academia Tania Ferreira, começou a estudar a área de videodança e um de seus trabalhos “Protocolo 22” foi exibido na Bienal SESC de Dança no ano de 2021. Junto à T.F. Cia de Dança, participou de 3 edições do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo e 2 editais PROAC de Circulação de Espetáculos no Estado de São Paulo. Esses projetos deram a oportunidade de trabalhar sob a provocação de artistas como Marcela Levi (Rio de Janeiro),Luciana Lara (Brasília) e Jorge Garcia (São Paulo). Também realizou oficinas e encontros com diferentes núcleos artísticos como Fragmento de Dança, Núcleo Ximbra, Grupo Zumb’Boys, Menos um Invisível, Grupo Flying Low, entre outros. A partir do ano de 2021, passa a se aproximar com mais intensidade da cena Ballroom (Vogue) em São Paulo, participando dos treinos e dos eventos regulares da comunidade LGBTQIA+. Em 2021 e 2023 participa do festival “Dança em Trânsito” que propõe várias trocas artísticas com dançarinos de outros estados do Brasil e internacionais. Em 2023 fez parte do “Projeto Pele” da Laila Padovan em colaboração com o Teatro Municipal de São Paulo, que resultou em apresentações tanto nas ruas do centro como nos ambientes do próprio Teatro Municipal. Em setembro de 2023, Pasha estreou seu solo “HOMO” como parte das ações do Fomento à Dança onde reflete sobre a homofobia dentro do contexto social russo e brasileiro.

Endereço

Rua

Rua Margarida de Lima

Complemento

43B

Cidade

43B

Número

77

CEP

03081-010

Comprovente de Endereço

Categoria Especial?

Sim
✓ atuante ou que manifeste na performance proposta ações afirmativas LGBTQIA+
Comprovente de Categoria

Conceito

Sinopse: As palavras que doem, ouvidas muitas e muitas vezes, continuam a machucar? Permanecem dentro? Passam a habitar o corpo? Fazem o sangue ferver, estancar ou derramar? Seus significados se transformam com o tempo? A língua pode mudar, mas o significado nem tanto.

Roteiro

A ideia do trabalho surgiu durante a pandemia quando o governo russo criou uma propaganda para TV aberta sobre adoção de crianças. Naquele vídeo, a comunidade LGBTQIA+ foi representada de um jeito horrível e equivocado para “assustar” a população conservadora e fazer essas pessoas votarem nos ajustes propostos para alteração da constituição. Dentre esses ajustes, proibiram a adoção de crianças por representantes da comunidade LGBTQIA+ e, ao mesmo tempo, permitiram que o presidente Putin se perpetuasse no poder por mais uma década. Assim, usando o ódio contra a comunidade, a ditadura na Rússia ganha ainda mais força. A trilha sonora desta propaganda de governo faz parte da trilha sonora da obra. O trabalho reflete então sobre o corpo que vive em diferentes contextos homofóbicos. Como intérprete, meu corpo passou por esses contextos em diferentes partes do mundo, onde continuo lidando com eles. Em cena, meu corpo reage às falas dos políticos e dos padres de países diferentes com as texturas e qualidades de movimento, utilizando códigos das danças Vogue e Jazz Funk (estudadas pelo intérprete-criador ao longo de sua trajetória artística, inclusive participando da comunidade Ballroom). Assim, busco descobrir os jeitos de lidar com esses estímulos que invocam tanta violência no mundo.
Anexo para roteiro
Tempo de apresentação
12 min
Local
Caixa preta

Informações adicionais

Não há informações adicionais

Notas finais

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